segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sequência didática – Ficha de leitura: Crônica “Cobrança”, de Moacyr Scliar (Primeira parte)



Sequência didática – Ficha de leitura: Crônica “Cobrança”, de Moacyr Scliar (Primeira parte)

 

1. Em uma aula, levar os alunos para a sala de informática da escola e pedir para que pesquisem, leiam e façam anotações no caderno dos dados biográficos e da bibliografia do autor do texto. Nesse momento, é interessante o professor orientar a navegação da pesquisa por sites com credibilidade, como:  sites de jornais ( Estadão, BBC, Folha de São Paulo), sites de revista ( Carta Capital, National Geografich, Veja), instituições de ensino, instituições certificadas, sites governamentais, etc;

2. Caso não seja possível, na escola este trabalho, pedir aos alunos, com antecedência, para levarem o trabalho feito em casa para a escola.

3. Fazer a leitura da crônica “Cobrança”, de Moacyr Scliar. Entregar uma cópia da crônica para cada aluno da sala para ser feita a leitura em voz alta por alunos voluntários. Essa leitura pode ser alternada.

4. Promover um diálogo sobre a atitude do marido.

5. Após a exposição das impressões dos alunos sobre o texto, o professor faz a leitura para a classe do artigo 42 e o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor. 

6. Nova interação acontece na sala de aula tecendo um diálogo entre os dois textos: a crônica e a legislação consumerista. 

7. Mostrar as diferenças dos dois gêneros textuais, tanto na estrutura, como na linguagem e na função atribuída a cada um. Para isso podemos usar retroprojetor, datashow ou papel Kraft colado na lousa com os textos escritos com canetão.

8. Pedir para os alunos preencherem a ficha de leitura sobre a crônica, com nome, número e série.     Contendo três partes: a) Sobre o autor – Nome, dados biográficos, outras obras.
                                         b) Dados do texto – Tema principal, personagens, síntese do enredo, lugar e tempo.
                                         c) Depois da leitura – Vocabulário novo adquirido com a leitura, transcrever do texto o trecho que mais gostou e justificar, classificar o texto de 1 a 10.

9. Junto com os alunos elaborar um texto, que eles escreverão no caderno,  que defina as características dos dois gêneros textuais já explicadas( etapa 7) pelo educador.

Duração da atividade: quatro aulas.

Público: sétimas e oitavas séries.

Recursos: lousa, giz, papel Kraft, canetão, retroprojetor/datashow e fotocópias.

Avaliação: O aluno será avaliado pela pesquisa, pelas anotações das aulas no caderno, pela elaboração da ficha de leitura que será entregue ao professor, pela interação e interesse nas aulas. O professor dará o feedback da atividade-ficha de leitura com a correção.

Na parte 2 desta atividade, faremos o estudo do texto legal inserido em um artigo, com uso de ficha de leitura diferente.
Para a leitura prévia e repertório dos alunos, peço que leiam o  artigo no link: 


Espero que tenham gostado. Um abraço a todos!!

4 comentários:

  1. oi e a Paula eu gostei deu pra entender tudo e foi fácil de fazer

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paula!
    Gostou dessas atividades? Fico contente! Esta é um pouco mais complexa. Não esqueça de levar seu trabalho na próxima aula para comentarmos.
    Paula, você precisa acessar na parte do arquivo, no mês de setembro, o post "Balada do amor através das idades" e fazer a atividade, foi essa que eu pedi para a próxima aula, ok?
    Abraço!! :))

    ResponderExcluir
  3. Paula, aqui está o endereço para facilitar o teu acesso:

    http://leiaecurtaomundo.blogspot.com.br/2013/09/balada-do-amor-atraves-das-idades.html

    ResponderExcluir
  4. OOLA MINHA PROFESSORA CLEUNICE FALOU FEZ TUDO ISSO MAS AI ELA DISSE Q TINHA UM PRECONCEITO QUAL É ?
    É A ANDREA ...*-*

    ResponderExcluir