À luz do texto “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”, de Roxane Rojo, foi elaborada esta sequência didática, que tem como início o enfoque na compreensão do texto, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de uma interação social e comunicativa na sala de aula.
Após a leitura do texto, pretende-se, por meio de estratégias, desenvolver a argumentação, a criticidade e muitas capacidades mentais de leitura dos educandos. Conforme afirma Rojo (2004), “a leitura é vista como um ato de se colocar em relação um discurso (texto) com outros discursos anteriores a ele, emaranhados nele e posteriores a ele, como possibilidades infinitas de réplica, gerando novos discursos/textos.”
O texto escolhido para a sequência didática foi
“Pausa”, de Moacyr Scliar. Achei a narrativa interessante, pois consiste em um tema atual e reflexivo, interessante também para o ensino médio.
1 –
Iniciar um diálogo sobre a vida moderna nas cidades: o que as pessoas buscam no
seu cotidiano e relações interpessoais.
2 – Perguntar aos alunos sobre o que eles
entendem por “pausa”. Informar que “pausa” é o título do texto.
a)
O
que o título “Pausa” sugere?;
b)
Chama
a atenção do leitor?;
c)
Dá
para imaginar o assunto do texto?/ Sobre o que será que vai tratar?;
3 – Fazer a leitura em voz alta para os alunos
do texto “Pausa”, de Moacir Scliar.
4 – Convidar os alunos a se manifestarem sobre
as impressões e opiniões sobre o texto.
5 – Análise da narrativa a partir das seguintes
perguntas:
a)
Qual
o tema?;
b)
Qual
o gênero textual?;
c)
Quais
são os personagens? (identificar os personagens);
d)
O
narrador é observador ou personagem? (tipo de narrador);
e)
Onde
se passa a história? Quais os cenários? (espaço da narrativa);
f)
Qual
o tempo da narrativa? (marcar advérbios de tempo e lugar);
6 – Conceituar os gêneros crônica e conto.
Semelhanças e diferenças entre os gêneros.
7 – Aprecie as respostas e, se necessário, faça
complementação sobre as reflexões a seguir:
a)
O
texto fez vocês pensarem sobre os sentimentos e a postura das pessoas nas
relações humanas?
b)
Que
ideias vieram à cabeça?
c)
Qual
a sua opinião sobre Samuel/Isidoro?
d)
Porque
será que Samuel muda de nome (o porteito chama-o de “sr. Isidoro)?
e)
Ele
se fecha apenas para a muher?;
f)
Ele
também se fechou para as mulheres do hotel, ele também se fecha para o mundo?
Porque ele faz isso?
g)
Qual
a postura de Samuel perante a situação?
8 – Após o diálogo sobre os questionamentos de
interpretação do texto, entregar uma cópia do conto aos alunos para fazerem uma
leitura silenciosa.
9 – Entregar uma folha com questões, as quais
serão respondidas por escrito individualmente, com base na discussão oral
feita.
10 – Trabalho em grupo: formar grupos de 3 a 4
alunos, para elaboração de uma história em quadrinhos sobre o texto estudado.
Número de aulas: 5 a 6 aulas.
Público alvo: esta sequência pode ser aplicada
em qualquer série do fundamental II.
Avaliação: contínua em todas as aulas,
considerando a discussão oral, a produção escrita e a elaboração da história em
quadrinhos.
Bibliografia:
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
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