domingo, 16 de junho de 2013

"Pausa", de Moacyr Scliar - Sequência didática



À luz do texto “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”, de Roxane Rojo, foi elaborada esta sequência didática, que tem como início o enfoque na compreensão do texto, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de uma interação social e comunicativa na sala de aula.

Após a leitura do texto, pretende-se, por meio de estratégias, desenvolver a argumentação, a criticidade e muitas capacidades mentais de leitura dos educandos. Conforme afirma Rojo (2004), “a leitura é vista como um ato de se colocar em relação um discurso (texto) com outros discursos anteriores a ele, emaranhados nele e posteriores a ele, como possibilidades infinitas de réplica, gerando novos discursos/textos.”


O texto escolhido para a sequência didática foi “Pausa”, de Moacyr Scliar. Achei a narrativa interessante, pois consiste em um tema atual e reflexivo, interessante também para o ensino médio.

 1 – Iniciar um diálogo sobre a vida moderna nas cidades: o que as pessoas buscam no seu cotidiano e relações interpessoais.

2 – Perguntar aos alunos sobre o que eles entendem por “pausa”. Informar que “pausa” é o título do texto.
a)      O que o título “Pausa” sugere?;
b)      Chama a atenção do leitor?;
c)       Dá para imaginar o assunto do texto?/ Sobre o que será que vai tratar?;
3 – Fazer a leitura em voz alta para os alunos do texto “Pausa”, de Moacir Scliar.

4 – Convidar os alunos a se manifestarem sobre as impressões e opiniões sobre o texto.

5 – Análise da narrativa a partir das seguintes perguntas:
a)      Qual o tema?;
b)      Qual o gênero textual?;
c)       Quais são os personagens? (identificar os personagens);
d)      O narrador é observador ou personagem? (tipo de narrador);
e)      Onde se passa a história? Quais os cenários? (espaço da narrativa);
f)       Qual o tempo da narrativa? (marcar advérbios de tempo e lugar);

6 – Conceituar os gêneros crônica e conto. Semelhanças e diferenças entre os gêneros.

7 – Aprecie as respostas e, se necessário, faça complementação sobre as reflexões a seguir:
a)     O texto fez vocês pensarem sobre os sentimentos e a postura das pessoas nas relações humanas?
b)      Que ideias vieram à cabeça?
c)       Qual a sua opinião sobre Samuel/Isidoro?
d)      Porque será que Samuel muda de nome (o porteito chama-o de “sr. Isidoro)?
e)      Ele se fecha apenas para a muher?;
f)       Ele também se fechou para as mulheres do hotel, ele também se fecha para o mundo? Porque ele faz isso?
g)      Qual a postura de Samuel perante a situação?

8 – Após o diálogo sobre os questionamentos de interpretação do texto, entregar uma cópia do conto aos alunos para fazerem uma leitura silenciosa. 

9 – Entregar uma folha com questões, as quais serão respondidas por escrito individualmente, com base na discussão oral feita.

10 – Trabalho em grupo: formar grupos de 3 a 4 alunos, para elaboração de uma história em quadrinhos sobre o texto estudado.

Número de aulas: 5 a 6 aulas.

Público alvo: esta sequência pode ser aplicada em qualquer série do fundamental II. 

Avaliação: contínua em todas as aulas, considerando a discussão oral, a produção escrita e a elaboração da história em quadrinhos.


Bibliografia: 
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário