domingo, 2 de junho de 2013

Chuva, bolo, chá e lembranças da escola

Olá a todos! Domingo nublado e chuvoso hoje, bom para ficar na "toca", ler, comer bolo de maçã caramelizada com chá.... hmmm... Que coisa boa! 




Procurando por um arquivo em meu computador encontrei este texto, ele fez parte da introdução de um trabalho de um curso de 2010. Ele traz breves impressões sobre a minha vida escolar. Resolvi postar porque ele corrobora com o anterior e confirma minhas reminiscências dos elementos que imprimiram marcas ou, até, amalgamaram meu jeito de pensar e me relacionar com o mundo. (Rosângela Cardoso Marques)


 Lembranças do meu ensino básico 

 Cabelos brancos, muito bem cortados e penteados. Gostava de se vestir com alinhados “tailleurs” que a deixavam sempre elegante. Seu sorriso era bonito e estava sempre presente na sala de aula. Era simpática e, quando necessário, muito firme com os alunos. Eis a imagem perpetuada em minha mente da Dona Letinha, a professora que me alfabetizou. Eu sempre fui uma menina muito tímida e quando ela me chamava na mesa dela para fazer a leitura da cartilha, eu ficava um pouco nervosa, apesar de sempre estudar durante toda a tarde do dia anterior à prova oral. Os meus estudos da primeira até a quarta série transcorreram normalmente, com bom aproveitamento em todas as disciplinas, mas quando iniciei a quinta série, infelizmente, comecei a ter problemas com matemática. Era difícil compreender o raciocínio com números e letras! Essa dificuldade percorreu o restante dos meus estudos, até o ensino médio. Minhas recordações mais queridas são das minhas aulas de português da quinta até a oitava série, lecionadas pela professora Terezinha. De temperamento calmo e muito respeitada pelos alunos, as suas aulas eram agradáveis, serenas, nelas descobri o mundo mágico dos livros, o prazer e a importância da leitura. Hoje, eu percebo o quanto essa querida mestra foi importante ao despertar em mim a vontade de querer conhecer a vida e apropriar o conhecimento por intermédio dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário