domingo, 22 de setembro de 2013

Exposição "Retratos no acervo da Pinacoteca"

Olá, amigos! Já visitaram a Pinacoteca do Estado de São Paulo?

Há alguns posts, no mês de junho,  citei o Museu da Língua Portuguesa como um dos espaços na cidade de São Paulo, que não pode faltar no nosso roteiro cultural, pela arquitetura, importância histórica e pelo rico acervo interativo e as exposições temporárias.

Do outro lado da rua temos o Parque da Luz, primeiro parque botânico de São Paulo, instituído em 1825. O parque fica aberto de terça a domingo, das 10hrs às 18hrs, e a entrada é franca. Nele, passeando pelas suas alamedas, você vai ter a sensacão que está bem longe da agitação do centro urbano paulistano. Vale a pena uma visita também.

 
A torre do relógio da Estação da Luz vista de dentro do Parque da Luz.



O lindo colorido que o parque da Luz inprime na cidade de São Paulo.

 Na foto acima, notamos o belo quadrilátero verde. No canto esquerdo,  está loccalizada a Pinacoteca e, em frente ao parque, é possível ver a Estação da Luz e sua Torre do Relógio.
Informações sobre o parque:
 http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_centrooeste/index.php?p=5757


E ao lado do Parque da Luz está a Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Além do acervo permanente, organiza várias exposições temporárias. Não perca a exposição "Retratos no acervo da Pinacoteca do Estado", que teve início no dia 3 de agosto e vai até o dia 3 de novembro de 2013.

Veja as informações sobre os horários e ingressos, retiradas do site da pinacoteca:

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 - Luz - Tel. 11 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Às quintas até as 22h. Entrada franca das 17h às 22h
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00
Grátis aos sábados.
Estudantes com carteirinha pagam meia entrada.
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

Todas às quintas, a Pinacoteca oferece entrada franca a partir das 17h.



 Para saber mais: 

Leia o texto retirado do site da Pinacoteca do Estado de São Paulo, da página sobre a exposição "Retratos no acervo da Pinacoteca":

"A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, apresenta a exposição Retratos no acervo da Pinacoteca do Estado. Composta por cerca de 30 obras, entre pinturas, escultura, gravuras e fotografia, de artistas como Lasar Segall, Cândido Portinari, Emiliano Di Cavalvanti, Yoshiya Takaoka, Anatol Wladyslaw, Ernesto De Fiori, Renina Katz, Juan Esteves, entre outros. Para a mostra, foram selecionados autorretratos e retratos de indivíduos, realizados a partir da década de 1920 até os anos 2000. Segundo Pedro Nery, curador da mostra “a seleção privilegia alguns artistas de renome, considerados pela historiografia como renovadores modernos a exemplo de Lasar Segall e Candido Portinari. Mas, também, o escopo foi ampliado para verificar a pertinência do gênero entre artistas mais contemporâneos, como Wesley Duke Lee ou Renina Katz”.

"A exposição Retratos no acervo da Pinacoteca do Estado é dedicada à reflexão sobre o gênero do retrato a partir de obras da Pinacoteca e sua relação com a exposição de longa duração, Arte no Brasil. Ainda segundo o curador, “a relação entre os retratos aqui apresentados e a exposição de longa duração sugerem algumas aproximações. Por exemplo, entre a representação da figura individualizada e o retrato inserido nas cenas de gênero; ou mesmo, entre aqueles e a figuração de retratos mais tipificados, como o “caipira” ou o “brasileiro”. Importante notar como as variações de linguagem podem então redimensionar as narrativas nas quais os retratados se inserem e também em que proposições na arte brasileira o representado será perpetuado. Ao observar a Sala 3 encontramos os retratos da realeza compostos a partir de regras e atributos que os identificam como governantes da nação. As mudanças formais dos retratos desta exposição podem sugerir que a linguagem substitui os atributos na constituição de uma imagem pública.”


Fonte: 
http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/default.aspx?c=exposicoes&idexp=1195&mn=537&friendly=Exposicao-Retratos-no-acervo-da-Pinacoteca-do-Estado


Sala da exposição "Retratos no acervo da Pinacoteca"




 










Nenhum comentário:

Postar um comentário