sábado, 28 de setembro de 2013

"Balada do amor através das idades" (C. Drummond de Andrade) - Primeira parte

Olá! Vamos continuar nossos estudos de textos poéticos?

Neste primeiro momento curta a sua leitura do poema, está logo abaixo.
Gostou? Espero que sim! : -)
É um texto muito rico e vamos "esmiuçá-lo", teremos aulas muito agradáveis e vamos aprender muito por meio deste poema de Carlos Drummond de Andrade.

Então, vamos lá?  Depois da primeira leitura, releeia o poema e anote as palavras desconhecidas, as que você não entendeu o significado e também aquelas que, por inferência, compreendeu o sentido pelo contexto. Procure-as no dicionário, pode ser os virtuais. A seguir alguns sites.

É só clicar e começar a pesquisa:

http://www.dicionarioinformal.com.br/

http://www.dicio.com.br/

http://aulete.uol.com.br/

http://michaelis.uol.com.br/

 Abraço e boa leitura!! Ótimos estudos!
   

Leitura da semana - Ensino médio

Blog de meuamorvirtual :Borboletando, Balada do Amor Através das Idades

Balada do amor através das idades

Eu te gosto, você me gosta
desde tempos imemoriais.
Eu era grego, você troiana,
troiana mas não Helena.
Saí do cavalo de pau
para matar seu irmão.
Matei, brigamos, morremos.

Virei soldado romano,
perseguidor de cristãos.
Na porta da catacumba
encontrei-te novamente.
Mas quando vi você nua
caída na areia do circo
e o leão que vinha vindo,
dei um pulo desesperado
e o leão comeu nós dois.

Depois fui pirata mouro,
flagelo da Tripolitânia.
Toquei fogo na fragata
onde você se escondia
da fúria de meu bergantim.
Mas quando ia te pegar
e te fazer minha escrava,
você fez o sinal-da-cruz
e rasgou o peito a punhal..
Me suicidei também.

Depois (tempos mais amenos)
fui cortesão de Versailles,
espirituoso e devasso.
Você cismou de ser freira.
Pulei  muro de convento
mas complicações políticas
nos levaram à guilhotina.

Hoje sou moço moderno,
remo, pulo, danço, boxo,
tenho dinheiro no banco.
Você é uma loura notável
boxa, dança, pula, rema.
Seu pai é que não faz gosto.
Mas depois de mil peripécias,
eu, herói da Paramount,
te abraço, beijo e casamos.

( Carlos Drummond de Andrade)

Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade


CDA
Carlos Drummond de Andrade


10 comentários:

  1. LEGAL ESSE MODO DE INTERAGIR COM OS ALUNOS, UMA FORMA TOTALMENTE ATRAENTE PRA QUEM ESTÁ CANSADO DE FICAR COPIANDO DA LOUSA IGUAL EU HEHE :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Hélia! Fico contente por ter gostado. A intenção foi essa que você citou: tornar o estudo/aula mais atraente, dinâmico, bem como estender nosso espaço de diálogo e de atividades. Nos próximos dias escreverei o post da segunda parte.
    Abraço! :)

    ResponderExcluir
  3. Ai professora muito bom mesmo no momento estou fazendo o que a senhora mandou propôs na tarefa bjão

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem, Ezequias? Isso mesmo! Faça a atividade, pois vou dar uma olhada no caderno. Até sexta ou sábado vou postar outras atividades para dar continuidade.
    Abraço e, se precisar, pergunte, passo sempre por aqui.
    Abração! :-D

    ResponderExcluir
  5. Professora muito bom, assim poderei estudar pelo celular, facilitou muito a minha vida, pretendo continuar com as redações, pois sei quev ainda não estou boa o suficiente. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Larissa! Tudo bem?
    Que bom você ter gostado! Sim, vamos continuar com as práticas de redação. A escrita bem elaborada e bela é um ato reflexivo, gosto muito de escrever e reescrever textos. Vamos continuar o processo, sim!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. oiii profe gostei muito,te mostrarei essa atividade na sexta feira bjsss e fica com Deus
    :)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Soraia!
    Muito bom você ter gostado. Apreciei o seu interesse em fazer as atividades sugeridas no blog e, também, o trabalho feito em sala de aula . Na próxima semana, vou ler o que você escreveu!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thalita aqui! Tudo bem?
    Bem gostei muito do poema. Atividade nocaderno já está pronta. Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi Professora, Sou eu o Jefferson, gostei muito dessa sua ideia de criar um blog para passar atividades, muito legal também o poema gostei. já fiz a atividade te mostro Hoje.
    Abraço.

    ResponderExcluir